Os interessados em participar do processo seletivo de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem se inscrever até esta sexta-feira, 23 de janeiro.

Uma das novidades desta edição é que quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Enem – 2023, 2024 e 2025 – pode se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo. É obrigatório, ainda, já ter concluído o ensino médio.
O Sisu 2026 oferecerá 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior – a maior oferta da história, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Como participar do Sisu
A inscrição para o Sisu é gratuita. O candidato deverá realizá-la exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O participante poderá se inscrever em até dois curso e indicar sua preferência como primeira e segunda opção.
Ao se inscrever, é preciso preencher, obrigatoriamente, um cadastro socioeconômico. Aquele candidato que deseja concorrer às modalidades de reserva de vagas, previstas na Lei de Cotas e nas ações afirmativas próprias das instituições, deve fazer a opção no momento da inscrição.
Como é feita a seleção
A seleção do candidato será com base na nota do Enem de 2023 a 2025 que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso. O participante não pode ter tirado nota zero na redação.
Aos candidatos que participaram de mais de uma das últimas edições do Enem, o sistemade inscrição do Sisuselecionará automaticamente a edição que oferece a melhor média ponderada para cada opção de curso escolhida.
As notas de treineiros (estudantes que não terminaram o ensino médio e fazem o exame apenas para autoavaliação) não serão consideradas.
O resultado da única chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, conforme prevê o edital.
Vagas
Na edição com número recorde de vagas, o MEC destaca que o Sisu 2026 incluiu novos campino processo seletivoeaampliou os cursosde tecnologia,inteligência artificiale licenciaturas.
Considerado apenas as vagas reservadas, no contexto daLei de Cotas e demais ações afirmativas própriasdas instituições de ensino, são mais de 148,9 milvagaspara pretos, pardos, indígenas, quilombolas, estudantesegressosde escolas públicas ou comunitárias, além de pessoas com deficiência. Este quantitativo corresponde a54,3% de todas as vagasdisponibilizadas.
Sobre os cursos, mais de 73 milsãopara cursosdelicenciaturas presenciais de 18 áreas.Os estudantes que optarem por esses cursos poderão se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas e terão direito ao incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050, durante todo o curso.
A universidade com o maior número de vagas no Sisu é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120 vagas. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.931; e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 8.005.
A lista dos cursos com mais vagas é liderada por pedagogia, com 10.145 oportunidades. Na segunda posição, está o curso de administração (9.462) e, na sequência, matemática (9.332 vagas).
Ferramenta
Para apoiar os estudantes no processo de escolha do curso, o portal do Sisudisponibiliza a consulta às vagas de cursos por instituição, município, turno, grau acadêmico e modalidade de concorrência. A plataforma possibilita acompanhar as informações como número de vagas e notas de corte parciais, durante o período de inscrições do Sisu.
Sisu
O programa federal tem como objetivo de ampliar o acesso dos estudantes do ensino médio a instituições públicas de educação superior, por meio do Enem. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo. A maioria das instituições participantes é da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais.
