
Duas instituições de sucesso tem feito a diferença na cultura: Quadrilha Junina Mala Véia e o Instituto INDE.
A Mala Véia é a quadrilha mais antiga em atividade do Distrito Federal, com aproximadamente 100 pessoas no grupo. Foi também a primeira junina a conquistar o título de campeã nacional, em 2006, com o espetáculo O auto da Compadecida, inspirado na obra do escritor paraibano Ariano Suassuna. O grupo foi criado em 1980 por um grupo de nordestinos que decidiram promover a cultura popular na Região Administrativa. O nome da junina se deu em homenagem ao fundador pernambucano “Mala Véia”, falecido em 1983.
Já o Instituto Nacional do Desenvolvimento – INDE é uma OSCIP, sediada em São Paulo-SP, comprometida com a promoção de ações que visem oferecer oportunidades de desenvolvimento, cultura e integração social para todos os cidadãos, a inclusão social esportiva e cultural de maneira solidária, na sociedade.
Crendo sempre q a “União faz a Força”, as duas instituições tem trabalho pela cultura em várias frentes. Recentemente, promoveram ação social e cultural na Ceilândia-DF, com doação de cestas básicas a pessoas hipossuficientes e contando com apresentação cultural da Quadrilha Junina Mala Véia. Novos projetos já estão a caminho. Vamos ficar ligados!
Mário Palma, jornalista.